Início » Amostragem » * Amostragem probabilística » * Amostragem aleatória sistemática

* Amostragem aleatória sistemática

*

ESTUDOS ELEITORAIS, COMPORTAMENTO ELEITORAL, SONDAGENS,  VOTO

A amostragem aleatória sistemática é um processo em que se seleccionam os sujeitos a incluir na amostra utilizando um critério (um intervalo entre sujeitos seleccionados) que é aplicado de forma sistemática a uma lista com os nomes dos sujeitos incluídos na população (por exemplo, uma lista telefónica, uma pauta com o nome dos alunos de um curso,…).

Neste tipo de amostragem aleatória há dois elementos importantes: o intervalo de amostragem e o ponto de início da amostragem. O primeiro define o intervalo entre um sujeito seleccionado e o sujeito seleccionado seguinte (por exemplo, de 6 em 6 sujeitos escolhemos um), e o segundo especifica o ponto em que se inicia a contagem desse intervalo (por exemplo, começa-se a escolher a partir do 2º elemento da lista).

O intervalo de amostragem (IA) é obtido dividindo o total de sujeitos da população pelo número de sujeitos que pretendemos para a nossa amostra (IA= N/n). Se tivermos uma população de 600 sujeitos (N) e quisermos seleccionar uma amostra de 100 (n) o Intervalo de Amostragem é de 6 (IA= 600/100=6). Isso significa que teremos que escolher 1 sujeito para a amostra em cada grupo de 6 sujeitos da população, ou seja, de 6 e 6 sujeitos escolhemos um.

O segundo passo é determinar o ponto de inicio da amostragem, ou seja, qual o sujeito a ser escolhido no primeiro intervalo de amostragem. No nosso exemplo, como o intervalo de amostragem é de 6, teremos que escolher aleatoriamente um número entre 1 e 6. Neste caso poderíamos escolher o ponto de início da amostragem lançando um dado. Se o IA fosse outro (maior ou menor) poderíamos escolher um número usando um dos métodos especificados para a amostragem aleatória simples. Supondo que o número escolhido é o 4, isso quer dizer que seleccionaríamos um sujeito de 6 em 6, começando no 4º sujeito da lista. Se estivéssemos, por exemplo, a seleccionar sujeitos de uma lista telefónica, contaríamos até ao quarto sujeito da lista e esse sujeito seria o 1º seleccionado para a nossa amostra. Daí para a frente contaríamos mais seis sujeitos, isto é, até ao 10 º sujeito da lista e esse seria o 2º seleccionado, depois contaríamos mais seis e o 16ª sujeito seria o 3º seleccionado, e assim sucessivamente até ao fim da lista (4, 10, 16, 22, 28, 34, 40, 46, 52, 58, 64, 70, 76, 82, 88, 94, 100, 106, 112, 118, 124, 130, 136, 142, 148, …).

Nas sondagens “à boca da urna” (sondagens feitas através de entrevistas a sujeitos que acabaram de votar e abandonam o local da votação) utiliza-se frequentemente este método de amostragem. Como se conhece antecipadamente qual o número total de eleitores recenseados naquela mesa eleitoral (ou conjunto de mesas eleitorais) é possível determinar o IA (x) dividindo esse número (N) pelo tamanho da amostra que queremos obter (n). Neste caso os entrevistadores contactam os sujeitos que estão a abandonar o local de voto, adotando o intervalo de amostragem encontrado ( de x em x eleitores, entrevistam um).

A amostragem aleatória sistemática é útil sobretudo quando não se tem uma base de dados digital com a grelha de amostragem e apenas se dispõe, por exemplo, de uma lista de telefone em papel ou de uma lista de ruas com uma contagem de casas existentes em cada uma delas ou (como no caso da sondagem “à boca da urna”) quando se sabe apenas o número total de elementos da população  (mas não temos nenhuma lista com a sua identificação) e dispomos de uma forma segura e eficaz de encontrar todos esses sujeitos (como no caso da sondagem “à boca da urna” em que os sujeitos vão votar num local e num intervalo de tempo previamente estabelecidos e podem ser abordados nesse momento).

*

Ir para:


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Blog Stats

  • 96,209 hits
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: