Sondagens e Estudos de Opinião

Início » Amostragem » * Amostragem probabilística » * Amostragem por clusters

* Amostragem por clusters

*

como citar esta página:
Antunes, R. (2011). Amostragem por clusters. Obtido em (dia) de (mês) de (ano), de Sondagens e Estudos de Opinião: https://sondagenseestudosdeopiniao.wordpress.com/amostragem/amostras-probabilisticas-e-nao-probabilisticas/amostragem-de-clusters/

*

ESTUDOS ELEITORAIS, COMPORTAMENTO ELEITORAL, SONDAGENS,  VOTO

Na amostragem por grupos ou clusters aquilo que é objecto de selecção aleatória são os grupos naturais previamente existentes (por exemplo: escolas, turmas, hospitais, cidades, freguesias, etc.), entrevistando-se posteriormente todos os elementos pertencentes aos grupos (clusters) seleccionados.

Este tipo de amostragem é utilizado quando a variabilidade existente se verifica essencialmente entre os elementos dentro de um grupo (cluster) e quando existe pouca variabilidade entre os grupos (clusters) existentes. Cada cluster deve ser uma representação em pequena escala da população que se quer estudar. Por exemplo, se se pretender estudar o comportamento dos doentes hospitalizados e se houver estudos anteriores que permitam concluir que o comportamento desses doentes é essencialmente o mesmo em todos os hospitais (clusters), então poderá fazer sentido escolher aleatoriamente só alguns hospitais (clusters) e estudar todos os doentes que estão nos hospitais seleccionados, em vez de seleccionar aleatoriamente uma amostra de doentes de todos os hospitais.

A principal diferença entre a amostragem de clusters e a amostragem estratificada é que na amostragem de clusters a unidade de amostragem são todos os clusters existentes (isto é, todos os hospitais, ou todas as escolas, ou todas as empresas de camionagem, etc.), enquanto na amostragem estratificada, a unidade de amostragem são os sujeitos da população, embora de forma proporcional à pertença a determinados grupos (estratos). Se quiséssemos, por exemplo, fazer uma amostragem de clusters considerando 7 hospitais diferentes, teríamos que seleccionar aleatoriamente um destes hospitais e entrevistar todos os doentes aí hospitalizados. Se quiséssemos fazer uma amostragem estratificada teríamos que saber quantos doentes estão hospitalizados em cada um dos hospitais e depois seleccionar aleatoriamente doentes de todos os hospitais mantendo a proporção entre eles.

O objectivo principal da amostragem de clusters é reduzir os custos, aumentando a eficiência da amostragem. Isto contrasta com amostragem estratificada, onde o objectivo principal é aumentar a precisão.

*

Ir para:


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Blog Stats

  • 384,462 hits
%d bloggers like this: